• marialuizakuhn

TERAPÊUTICA DA POESIA


Terapêutica da Poesia /Poesiaterapia


Esta terapia é um assunto desconhecido ou até estranho para muitas pessoas, especialmente quando visitamos alguns universos. O mundo corporativo é um deles.

Afirmamos que se trata de uma terapia baseada em método que utiliza fundamentos científicos e experimentos empíricos que adentram muitos setores.

Os resultados mais sentidos e mensuráveis, até o presente momento, ocorrem na área de cuidados paliativos e no trato de traumas psicológicos. Promover bem-estar, relaxamento físico e mental também são aspectos bastante explorados pela técnica da Poesiaterapia.

Desde meados dos anos 80, nos Estados Unidos, a Associação Nacional de Poesiaterapia (NAPT) divulga estudos e experimentos na área. Naquele país, a poesiaterapia é utilizada como terapia complementar e aceita como terapêutica oficial pela medicina tradicional.

Em outros países, também avançam estudos e publicações sobre o assunto. No Brasil, a pesquisa e a utilização são incipientes, mas já existem.

Particularmente, realizei pesquisa na área da Poesiaterapia, a partir da conclusão do curso de pós-graduação em Psicologia Transpessoal, adquirindo informações e dados relevantes para criar meu próprio método.

O método Poesiaterapia Flor de Abraço está registrado no INPI e foi testado em várias oficinas, workshops e atendimentos presenciais realizados por esta profissional, desde 2015. Constatamos que o mundo corporativo talvez seja o mais reticente à utilização de métodos ortodoxos visando o engajamento de equipes, ou para orientações de carreira. No entanto, temos notícias, pasmem, vinda do mundo árabe, especificamente do Irã, onde estudantes, profissionais e líderes são comprovadamente beneficiados pela terapêutica da poesia.

Pessoalmente, sempre acreditei nisso, pois ao longo da minha carreira recorri à poesiaterapia, mesmo desconhecendo a materialidade e eficiência do método, hoje progressivamente difundido no contexto das terapias alternativas de cura e bem-estar.


Maria Luiza Kuhn

Fevereiro 2021

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nós temos um sonho, por isso escrevemos juntos este texto, gestado numa noite de sábado, entre um gole, filosofando com uma boa música ao fundo. Sim, temos um sonho, que compartilhamos aqui, começando

CONTATO

Maria Luiza Kuhn

Balneário Camboriú – SC

+55 (47) 99625 8657

flores-06.png

Sucesso! Responderei assim que possível.