Terapêutica da Poesia /Poesiaterapia
Esta terapia é um assunto desconhecido ou até estranho para muitas pessoas, especialmente quando visitamos alguns universos. O mundo corporativo é um deles.
Afirmamos que se trata de uma terapia baseada em método que utiliza fundamentos científicos e experimentos empíricos que adentram muitos setores.
Os resultados mais sentidos e mensuráveis, até o presente momento, ocorrem na área de cuidados paliativos e no trato de traumas psicológicos. Promover bem-estar, relaxamento físico e mental também são aspectos bastante explorados pela técnica da Poesiaterapia.
Desde meados dos anos 80, nos Estados Unidos, a Associação Nacional de Poesiaterapia (NAPT) divulga estudos e experimentos na área. Naquele país, a poesiaterapia é utilizada como terapia complementar e aceita como terapêutica oficial pela medicina tradicional.
Em outros países, também avançam estudos e publicações sobre o assunto. No Brasil, a pesquisa e a utilização são incipientes, mas já existem.
Particularmente, realizei pesquisa na área da Poesiaterapia, a partir da conclusão do curso de pós-graduação em Psicologia Transpessoal, adquirindo informações e dados relevantes para criar meu próprio método.
O método Poesiaterapia Flor de Abraço está registrado no INPI e foi testado em várias oficinas, workshops e atendimentos presenciais realizados por esta profissional, desde 2015. Constatamos que o mundo corporativo talvez seja o mais reticente à utilização de métodos ortodoxos visando o engajamento de equipes, ou para orientações de carreira. No entanto, temos notícias, pasmem, vinda do mundo árabe, especificamente do Irã, onde estudantes, profissionais e líderes são comprovadamente beneficiados pela terapêutica da poesia.
Pessoalmente, sempre acreditei nisso, pois ao longo da minha carreira recorri à poesiaterapia, mesmo desconhecendo a materialidade e eficiência do método, hoje progressivamente difundido no contexto das terapias alternativas de cura e bem-estar.
Maria Luiza Kuhn
Fevereiro 2021
Comments